GL1800Riders Forums banner

Atualização de firmware mais recente do SENA 60S

2 reading
1.1K views 44 replies 9 participants last post by  Candy Red Tour DCT Airbag  
#1 ·
Todos sabemos que o Sena 60S foi introduzido com um único controlo de volume, enquanto os Sena 50S e 20S mais antigos tinham controlos de volume separados para música e intercomunicador/mesh. Acabei de fazer uma pesquisa no Google sobre o 60S e diz que a Sena atualizou o firmware e trouxe de volta os controlos de volume separados para o 60S.

Acabei de atualizar o meu 60S com o firmware mais recente, mas não tenho ninguém com quem andar no momento para ver por mim mesmo se o controlo de volume separado foi adicionado. Alguém me pode dizer se o controlo de volume separado foi reintroduzido no 60S com a última atualização de firmware?

#3 ·
O aplicativo Sena foi atualizado em meu telefone e meu Sena 60S foi atualizado. As fontes no Google dizem que a Sena foi atualizada e trouxe de volta os controles de volume separados para o 60S como o 50S tem após muitas reclamações e para ir ao aplicativo Sena para ajustar a configuração de multitarefa no aplicativo Sena, no entanto, não vejo nenhuma diferença no aplicativo Sena após a última atualização. Não vejo nenhuma configuração de multitarefa no aplicativo Sena para o 60S.

#4 ·
Eu acho que você só precisa girar o botão de volume no Sena enquanto a fonte que você deseja ajustar está ativa. Portanto, se você estiver em uma chamada de celular, e girar o botão, isso deve afetar apenas o nível de volume do celular e nada mais. Se você tiver uma sessão de intercomunicação ativa, então girar o botão durante a operação do intercomunicador deve afetar apenas o nível do intercomunicador.

Posso estar errado, mas não tenho certeza se há alguma maneira de fazer isso no aplicativo, acho que tem que ser feito no headset.

#10 ·
Eu acho que você só precisa girar o botão de volume no Sena enquanto a fonte que você deseja ajustar está ativa. Portanto, se você estiver em uma chamada de celular, e girar o botão, isso afetará apenas o nível de volume do celular e nada mais. Se você tiver uma sessão de intercomunicação ativa, então girar o botão durante a operação do intercomunicador afetará apenas o nível do intercomunicador.

Posso estar errado, mas não tenho certeza se há alguma maneira de fazer isso no aplicativo, acho que tem que ser feito no headset.

Estou muito feliz em saber que eles fizeram essa mudança, foi minha maior reclamação com o 60S. Você pode postar qual é o nível da versão do firmware em que essa mudança foi feita? Eu não a vejo no site deles.
Eu atualizei para o firmware 1.2. Se você pesquisar o 60S no Google, ele diz que o 60S recebeu atualizações de firmware para restaurar os controles de volume separados que o 50S tem após muitas reclamações de usuários, mas simplesmente não é verdade, pelo menos com o meu 60S.

#5 ·
Acabei de atualizar o meu, e a última versão que recebi foi a versão 1.2

Não vejo nada nas notas sobre uma mudança na forma como as configurações de volume funcionam. Você encontrou uma versão mais recente que a 1.2?

Atualização de Firmware 60S v1.2
• Adicionado modo de emparelhamento de câmera de ação para permitir que os usuários façam e recebam chamadas telefônicas enquanto conectados a uma câmera de ação.
Observação: Música e rádio FM não estão disponíveis ao conectar-se a uma câmera de ação através do Emparelhamento de Câmera de Ação.
• Adicionado suporte para controle remoto para o Insta360 X5

#6 ·
Acabei de atualizar o meu usando uma conexão com fio ao meu PC e o programa Sena Device Manager, e a versão mais recente que recebi foi a versão 1.2

Não vejo nada nas notas sobre uma mudança na forma como as configurações de volume funcionam. Você encontrou uma versão mais recente que a 1.2?

Atualização de Firmware 60S v1.2
• Adicionado modo de emparelhamento de câmera de ação para permitir que os usuários façam e recebam chamadas telefônicas enquanto conectados a uma câmera de ação.
Nota: Música e rádio FM não estão disponíveis quando conectados a uma câmera de ação através do Emparelhamento de Câmera de Ação.
• Adicionado suporte para controle remoto para o Insta360 X5
Estou mostrando a versão 1.2 em um dos meus headsets 60S como a versão mais recente. O aplicativo Sena não mostra controles de volume separados.
Eu sei que a Sena ajustou o "perfil" de volume para telefone na versão 1.1.7. ... qual nível de volume do perfil do telefone foi comparado ao perfil de intercomunicação (prioridade mais alta) e ao perfil de música (prioridade mais baixa)
O usuário não conseguia ver nem ajustar esses perfis.

#7 · (Edited)
Todos sabemos que o Sena 60S foi introduzido com um único controle de volume, enquanto os Sena 50S e 20S mais antigos tinham controles de volume separados para música e intercomunicador/mesh. Acabei de fazer uma pesquisa no Google sobre o 60S e diz que a Sena atualizou o firmware e trouxe de volta os controles de volume separados para o 60S.

Acabei de atualizar meu 60S com o firmware mais recente, mas não tenho ninguém para andar comigo no momento para ver por mim mesmo se o controle de volume separado foi adicionado. Alguém pode me dizer se o controle de volume separado foi adicionado de volta ao 60S com a última atualização de firmware?
Não estou vendo controles de volume separados com o firmware 1.2. Você não precisa de alguém para andar com você. Obtenha a música tocando e faça uma ligação. Música, telefone (inclui navegação e CB) e intercomunicador são diferentes.

#9 ·
Sim, acho que o Sr. Google pode ter mentido para a Roadie. Acabei de atualizar o aplicativo e conectar meu telefone, e ele também mostra a versão 1.2 como a mais recente lá também.
Sim, acho que o Google mentiu sobre as atualizações de firmware para o 60S para corrigir os controles de volume separados com o 60S porque nada mudou. O 60S soa ótimo e é à prova d'água, e eu amo as atualizações de firmware over-the-air com o 60S, mas o controle de volume único com o 60S é uma falha fatal na minha opinião. Gostaria de não ter gasto os 400 dólares no 60S porque meu 20S Evo simplesmente funcionava melhor com a música e o intercomunicador com seus controles de volume separados.

#13 ·
Espero que isso venha em uma futura atualização, mas ainda não está aqui. Recomendo continuar a importunar a Sena sobre isso até que eles consertem.
A coisa que me incomoda é por que o Google dá tantos detalhes sobre o 60S quando é lançado pela primeira vez, falando sobre como ele não tem o controle de volume separado e os proprietários reclamando e tal, e como a Sena lançou atualizações de firmware para alterar e adicionar os controles de volume separados ao 60S.
Eu me pergunto agora se o 60S atualmente vendido hoje tem as mudanças com os controles de volume separados.
É uma pena porque o 60S soa tão bem com a música com volume mais do que suficiente, e é finalmente à prova d'água, e o recurso de atualizações over-the-air é muito bom, juntamente com a melhor vida útil da bateria, mas o controle de volume único é simplesmente tão estúpido e torna o 60S inutilizável se você quiser ouvir música e conversar de moto para moto ao mesmo tempo... me espanta que a Sena não tivesse mantido os melhores recursos dos antigos 20S Evo e 50S com o novo carro-chefe 60S... como a Sena pôde ser tão estúpida

#15 ·
Explicado há meses... de uma discussão que tive com um representante de P&D da Sena enquanto ajudava outra pessoa com este mesmo problema.

A Sena teve algumas reclamações reais de muitos outros usuários sobre o controle no dispositivo dos volumes. As melhorias feitas no aplicativo do dispositivo (para o seu telefone) ajudaram com a complexidade de configurar as coisas corretamente, mas o jeito antigo ainda está lá no dispositivo.

Este foi aparentemente um problema tão grande que foi inicialmente decidido que haveria apenas um controle de volume quando os 60 fossem lançados.

A empresa soube instantaneamente que isso era um erro quando o número de reclamações que eles receberam sobre este mesmo problema superou em muito o nível anterior de reclamações quando os 60 foram lançados. Obviamente, não houve muitos testes beta.

Parece que, no que diz respeito aos escritores de firmware para Sena, é um número baixo. Um número muito baixo de pessoas fazendo este trabalho para eles. É por isso que há um atraso considerável em 'por favor, conserte isso' para 'um conserto está disponível'.
Explicado há meses... de uma discussão que tive com um representante de P&D da Sena enquanto ajudava outra pessoa com este mesmo problema.

A Sena teve algumas reclamações reais de muitos outros usuários sobre o controle no dispositivo dos volumes. As melhorias feitas no aplicativo do dispositivo (para o seu telefone) ajudaram com a complexidade de configurar as coisas corretamente, mas o jeito antigo ainda está lá no dispositivo.

Este foi aparentemente um problema tão grande que foi inicialmente decidido que haveria apenas um controle de volume quando os 60 fossem lançados.

A empresa soube instantaneamente que isso era um erro quando o número de reclamações que eles receberam sobre este mesmo problema superou em muito o nível anterior de reclamações quando os 60 foram lançados. Obviamente, não houve muitos testes beta.

Parece que, no que diz respeito aos escritores de firmware para Sena, é um número baixo. Um número muito baixo de pessoas fazendo este trabalho para eles. É por isso que há um atraso considerável em 'por favor, conserte isso' para 'um conserto está disponível'.
Eu realmente tenho dificuldade em acreditar que os Sena mais antigos como o 20S Evo tiveram alguma reclamação com os controles de volume separados. Era intuitivo e tão fácil de usar, você simplesmente girava o dial para controlar o volume enquanto o outro piloto falava com você e isso definia o volume do intercomunicador... o mesmo com a música... o mesmo com a voz do GPS. Não vejo como poderia ter sido mais simples de usar e funcionou tão bem... é simplesmente incrível que os caras da Sena não mantivessem esse recurso, pois agora este 60S é quase inutilizável se você quiser falar de piloto para piloto e ouvir música ao mesmo tempo. A Sena deveria ter vergonha de lançar um headset de ponta como este, especialmente porque o antigo 20S funcionava tão bem. Eu gosto do som melhor e do recurso de mesh, mas sinto que fui enganado gastando 400 dólares no 60S e gostaria de ter apenas substituído a bateria do meu 20S Evo.

#16 ·
<...>
A Sena deveria ter vergonha de lançar um fone de ouvido de ponta assim, especialmente porque o antigo 20S funcionava tão bem. Eu gosto do som melhor e do recurso de malha, mas sinto que fui enganado gastando 400 dólares no 60S e gostaria de ter apenas substituído a bateria do meu 20S Evo.
Não sou fã da Sena de forma alguma, mas eles são os número um no mercado por um motivo... e às vezes, não é tecnologia.

É marketing.

Essa é também a razão pela qual as pessoas precisam se educar sobre esses tipos de produtos, pois "a vanguarda da tecnologia" às vezes não é um lugar confortável para se estar, como você e outros estão experimentando.

O que é também uma marca registrada da Sena (deixar o cliente corrigir todos os bugs e coisas estranhas no produto).

Novamente, uma função de educação.

Boa sorte!

#19 ·
Eu acho que @Roadie tem informações precisas sobre o controle de volume do telefone ser separado

Suspeito que o ajuste só pode ser feito independentemente no headset durante uma chamada telefônica
Preciso investigar isso

@Fred H. @kwthom.

Image

• Like
  • Helpful
Reactions: kwthom and Roadie
#20 · (Edited)
Se a Gold Wing estiver emparelhada como "telefone", como funciona esse volume separado, já que quase todo o áudio (incluindo chamadas telefônicas) é passado pelo CarPlay para o headset como "telefone"?

E o que é considerado "volume mestre", já que a conexão "telefone" do CarPlay estará sempre ativa?

O que é necessário são controles de volume separados para intercomunicador e dispositivos GPS emparelhados.

Parece que a Sena não "entende".

#25 ·
Se o Gold Wing estiver emparelhado como "telefone", como funciona esse controle de volume separado, já que quase todo o áudio (incluindo chamadas telefônicas) é passado através do CarPlay para o headset como "telefone"?

E o que é considerado "volume principal", já que a conexão "telefone" do CarPlay estará sempre ativa?

O que é necessário são controles de volume separados para intercomunicador e dispositivos GPS emparelhados.

Parece que a Sena não "entende". Cada dispositivo emparelhado precisa de seu próprio controle de volume. Isso inclui intercomunicadores Mesh e Bluetooth.
Não são os dispositivos, mas o protocolo para diferentes funções, independentemente do dispositivo, que permite ao headset ter controles de volume separados e priorizar essas entradas.

telefone = hfp
Navegação = hfp
Aplicativo de telefone para navegação = hfp
CB = hfp

intercomunicador = não tenho certeza do que é, mas é diferente de hfp e A2DP

música = A2DP

É por isso que é possível ter várias entradas de vários dispositivos com o mesmo protocolo ativas ao mesmo tempo (a navegação do Wing falando ao mesmo tempo que o aplicativo de navegação do telefone).

Em headsets não-60S, estes teriam prioridade mais alta e interromperiam tanto o intercomunicador quanto a música.
No 60S, o intercomunicador tem a prioridade mais alta.
Nota lateral: outro problema do 60S é que a conversa de subida da chamada telefônica é colocada simultaneamente na chamada telefônica e no intercomunicador.

O Wing também faz priorização de protocolo e fonte antes de chegar a um headset.
É por isso que o CB vai superar qualquer coisa que venha do Wing.
O Wing sabe que a entrada HFP é do CB e a enviará para o headset, parando de enviar qualquer outra coisa. O headset terá então que decidir o que fazer com a entrada CB (HFP) em comparação com a entrada do intercomunicador.

Portanto, para todos os headsets, há duas considerações (protocolo e volume para esse protocolo) que estão inter-relacionadas, mas são diferentes.

• Helpful
Reactions: kwthom
#22 · (Edited)
A raiz do problema reside em tentar usar um único controle de volume no dispositivo para controlar várias configurações de volume. Provavelmente teria sido mais inteligente ter configurações de balanço no aplicativo para todos os dispositivos emparelhados separadamente e apenas ter o botão principal na unidade agindo como um controle de volume mestre.

Se fossem realmente inteligentes, eles incorporariam algum tipo de configuração de "volume inteligente" que equilibraria automaticamente os níveis de todos os dispositivos emparelhados (dinamicamente) para serem iguais, para que o usuário não tivesse que tentar gerenciá-los. Alguns circuitos simples de amplificadores operacionais poderiam fazer isso facilmente. Mas pode haver casos em que alguém queira que o intercomunicador seja mais alto (ou mais baixo) do que o telefone principal emparelhado, então alguma configuração de ajuste ainda pode ser necessária.

Eu acho que meu ponto é que existem muitas maneiras melhores de a Sena ter resolvido o problema de múltiplos níveis de volume se eles simplesmente pensassem um pouco mais sobre isso.

#23 ·
Então, só por diversão, dei uma olhada no aplicativo de motocicleta atualizado da Sena e, curiosamente, encontrei algumas novas configurações de volume para os níveis de intercomunicação Mesh e Bluetooth no aplicativo. Talvez esta seja a solução da Sena?? Uma coisa que notei é que os níveis de volume do Bluetooth e do Mesh estão interligados, então uma alteração em um afeta ambos.

Eu não testei, mas talvez esta seja uma maneira de diminuir o nível do intercomunicador para que ele não te expulse do capacete.

Image

Image

#26 ·
Só por diversão, dei uma olhada no aplicativo de motocicleta atualizado da Sena e, curiosamente, encontrei algumas novas configurações de volume para os níveis de intercomunicação Mesh e Bluetooth no aplicativo. Talvez esta seja a solução da Sena?? Uma coisa que notei é que os níveis de volume do Bluetooth e do Mesh estão interligados, então uma alteração em um afeta ambos.

Eu ainda não testei, mas talvez esta seja uma maneira de diminuir o nível do intercomunicador para que ele não te exploda para fora do capacete.

View attachment 497040

View attachment 497038
Não, eu mexi nessas configurações e tudo o que elas fazem é ajustar o nível de volume de forma geral. A única maneira de tornar o 60S útil para falar de piloto para piloto e ouvir música é diminuir o volume no 60S e aumentar o volume ao máximo com o áudio do Gold Wings..então fica mais ou menos ok, mas um compromisso com um volume de música mais baixo do que eu gosto às vezes. Você também pode reproduzir a música pelos alto-falantes do Gold Wings, o que é bom, mas não é o que eu gosto. Mas quando estou andando sozinho e apenas ouvindo música, o 60S é muito bom com seu som, na minha opinião.

#29 ·
Alguém disposto a me ajudar a fazer alguns testes nesta terça-feira no final da tarde/noite e/ou quarta-feira enquanto estou em trânsito para Zion/Bryce/Capital Reef?

Preciso apenas fazer algumas chamadas telefônicas curtas?

Não tenho um cronograma definitivo para esses dias, será um pouco ad hoc, mas provavelmente podemos combinar um horário se necessário

@Fred H. @kwthom @Roadie @Auburn

• Like
Reactions: Auburn
#32 ·
Muito interessante. Talvez eles lancem um 70s por quanto, quem sabe, para consertar isso?:unsure: Eu tenho duas unidades 20s. Minha esposa não anda mais, então estou basicamente usando o headset para rodar Android Auto e receber chamadas telefônicas. Durante o verão, comprei um capacete Shoei Neotec 3. Instalei meu 20S. Eu estava considerando comprar a unidade Sena integrada para o capacete apenas para um visual mais limpo e uma vida útil da bateria aprimorada. Entendo que esta unidade é baseada na 50S. Isso é verdade, e ela tem o mesmo defeito de controle de volume? Estou inclinado a usar apenas o 20s e levar o 20s sobressalente em viagens e dias longos (raros) para lidar com a vida útil da bateria. Obrigado por todas as informações.

#34 ·
Entendo que esta unidade é baseada no 50S. Isso é verdade, e ela tem o mesmo defeito no controle de volume? Estou inclinado a apenas usar os 20S e carregar os 20S sobressalentes em viagens e dias longos (raros) para lidar com a vida útil da bateria. Obrigado por todas as informações.
O SRL-3 que se integra ao Neotech 3 é de fato baseado no 50S
Assim como o 20S, o SRL-3 e o 50S precisam ser ajustados para reduzir a sensibilidade ao ruído de fundo.
Somente o 60S tem o problema de volume e o problema de priorização. O SRL 3 e o 50S não.

• Like
Reactions: WNG-2
#38 ·
Tenho uma pergunta sobre a malha / bluetooth... Entendo que a malha é para conversação de moto para moto... o intercomunicador bluetooth é apenas para conversação de piloto para passageiro, ou o bluetooth também pode ser usado para moto para moto??... obrigado

Scott
Você pode usar a malha para intercomunicador piloto-passageiro, bem como para Intercomunicador Bluetooth. Tanto a malha Sena quanto a Cardo têm a opção de um grupo privado.

• Like
Reactions: kwthom and WNG-2
#37 ·
A desvantagem desses headsets integrados é que eles não podem ser carregados em tempo real como os 20S Evo, 50S e 60S podem. Além disso, quando você troca de capacete, você tem que investir em um novo headset em vez de usar seu headset existente com o novo capacete. Eu realmente gosto do visual com o Shoei GT Air e o Neotech, mas os contras dos headsets integrados superam o visual na minha opinião.